[ Fotografia ] Exorcismo


"A possessão é o cativeiro do mal"

  Olá a todos, vim apresentar mais uma sessão na coluna Fotografia e falar sobre o livro que tanto esperava e que acabou sendo presenteado pela Editora pra mim e pro blog, vamos falar de Exorcismo.


  Primeiramente vou explicar para vocês sobre o livro. O Exorcismo é um livro basicamente teórico, não espere terror ou suspense, mas sim os fatos sobre a visão daqueles que fizeram parte de todo o processo do exorcismo do garoto Robbie (Robert) lembrando que este nome é modificado para preservar a imagem do garoto de 14 anos.
  Quando peguei o livro fiquei com aquela expectativa de ver ele subindo pelas paredes, vomitando verde e se contorcendo horrores, ledo engano, bem não completamente afinal as ultimas sessões foram mais pesadas e tiveram urina, cortes e vozes assombrosas, mas vamos chegar lá.
  Robbie tinha 14 anos quando tudo aconteceu, em certas partes do livro acabei confundindo as idades entre 13 e 14, este era apegado a tia Harriet (nome modificado também) que adorava o sobrinho e sempre jogava com ele o jogo de tabuleiro Ouija, conhecido como o jogo que fala com os fantasmas, a partir da sua morte os eventos começaram, não sei pode afirmar corretamente que ela estava perturbando a família após sua morte.
  Começando com ruídos que acharam ser roedores, a família não deu tanta importância, mas assim que os passos foram ouvidos e sentidos no quarto do garoto a família passou a ter receio do que seja, fiquei com raiva da mãe de Robbie, a senhora tentando descobrir o que acontecia preparou uma sessão espírita, pra completar ferrando o filho já que a partir daí os cortes e arranhões passaram a marcar o corpo do jovem.

  Sendo uma família dividida entre a religião luterana e a católica, tentaram primeiramente a luterana que é a religião da mãe, assim que foi apresentado o caso, recomendaram que Robbie passassem por médicos, assim que passou por todos foi comprovado que não havia nada de errado com o garoto, neste começo existem poucas informações e os poucos dados são relatos do diário do padre Bishop. 
  Assim que não tiveram nenhuma mudança no caso passaram para a igreja católica, vale lembrar que todo o sistema para um exorcismo deve ser planejado e passado por vários sistemas da igreja católica para em fim conseguirem a autorização, não é simplesmente ir e expulsar o demônio, o processo durou mais de um mês com cansativas sessões e orações, houve um primeiro padre que fez o exorcismo, mas inexperiente quase perdeu o braço em um acesso de fúria do possuído.
  Não irei me alongar muito que pelo que perceberam a resenha tem muito o que apresentar, em suma o livro é bastante esclarecedor, tem aquele teor teórico de quem adora ver por trás de um ritual ou das telas, Bishop escreveu o diário em todo esse tempo, e Thomas B. Allen anos depois conseguiu uma cópia de tal artefato, a forma como Allen mostra tudo que aconteceu te prende e também tem deixa exausta, não é tão simples expulsar algo que não conhecemos nem ao menos acreditamos, mas como católicos os padres tem a obrigação de acreditar no diabo assim como acreditam em Deus, aqui deixo claro que o livro trás uma reflexão de como o mal pode possuir até mesmo um pequeno ser puro, porque já não é claro, mas a dor e o sofrimento sofrido por todos é angustiante.
  Leia o livro com a cabeça aberta para uma visão teórica do sobrenatural, não pense que satisfará a necessidade de um terror cru, assista o filme pra isso, assim a junção dos dois pode ser aproveitada realmente, afinal sabendo o que os padres fizeram vão entender o sofrimento e a fé poderosa que estes seres de Deus tem.
  Sobre a edição, é um show a parte, o tabuleiro de Ouija em sua contra capa e no verso do livro faz com que tenhamos a real tabua nas mãos, o marcador é a planchette que deixa tudo mais real. Eu comprei o livro, mas para minha surpresa a DarkSide mandou um livro para leitura e resenha, o kit venho completamente recheado e o livro tem aquele capricho psicótico de um design que esta de parabéns.
  A cruz tanto na frente quanto no verso são em relevo como mostrado na foto, é de um material empipocado como se fossem milhares de pontinhos feitos com agulha, aqueles que adoramos fazer no papel de vez em quando (ao menos eu faço), além do livro, chegou um panfleto com os dados do livro, um menor tem um trecho do ritual oficial do exorcismo.
  Também recebi uma vela preta bem dark a cara da editora, além dela adivinhem! Venho uma ecobag do tabuleiro Ouija! Sim é linda toda em preto e branco, pra finalizar mandaram uma corrente com crucifixo que é um charme, quero agradecer a editora em especial pra Raquel que lembrou do blog nessa leitura.




  A resenha sai ainda essa semana, só preciso preparar o material certinho para vocês, mas me digam, vocês estariam interessados na palavra de Deus ou do diabo? Gostaram das fotos? 
Xoxo

12 comentários

  1. Oi Ka!
    Já tenho meu exemplar do livro, em breve lerei, li o clássico O Exorcista e foi bem tenso do início ao fim e em breve ainda lerei O Demonologista também.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ka!
    Já tenho meu exemplar do livro, em breve lerei, li o clássico O Exorcista e foi bem tenso do início ao fim e em breve ainda lerei O Demonologista também.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mai! Menina eu mudei de ideia em relação ao livro, acabou por me surpreender nas ultimas páginas.
      Xoxo

      Excluir
  3. Oi, Kammylla!
    Adorei o seu post e as fotos ficaram lindas. Estou lendo agora Exorcismo e tenho curtido muito a leitura, é uma aula de história fantástica. Aprendi muita coisa interessante, inclusive sobre o nosso passado, e de quebra ainda sinto uns calafrio enquanto leio. Hahaha

    Beijos,
    Celly - Me Livrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly, pois é, te, informações sobre religião que nunca imaginei, e ver que não era apenas ir e fazer, mas que a burocracia também existe e muito na igreja.
      Xoxo

      Excluir
  4. Amei as fotos Kammyla! E fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro, que parece ser interessante (e foi bom saber que ele não é tão assustador assim, já que sou um pouquinho medrosa shuashuas)

    Beijos,
    Paloma - Estante Fantástica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dá medo Paloma, ele é bem de leve, técnico e centrado na igreja o que tu percebe que é bem diferente da forma como nós vemos. Leia!
      Xoxo

      Excluir
  5. Favor me tirem uma dúvida...que imagem é está antes de começar a ler o livro dos anjos com dois deuses eu acho, um deles segurando uma chave e o outro uma espada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que seu comentário me deu um sustinho aqui Dênison kkk porque procurei nas imagens e não encontrei anjo nenhum desse tipo, mas acho que o que se referia era a imagem já de inicio antes do indicie do livro, correto? Se sim, bom, ali não são anjos, é a representação ao que tudo indica de São Pedro (com a chave) e São Paulo (com a espada), eles são considerados patronos da Igreja, então provavelmente a oração que vem com o livro seja uma oração de exorcismo de São Pedro que fazia parte do ministério do exorcismo e é considerado o primeiro Papa da Igreja.Já sobre a representação de São Paulo junto à ele nesse caso pode se dar por conta que ele assim como Pedro foram santos e Papas mais ligados a essa questão do exorcismo. Eu diria que poderia estar ali a representação de São Marcelino, São Bento ou São Francisco Bórgia... que também são santos bastante voltados para essa questão, mas talvez estejam São Pedro e São Paulo representados ali por conta de além de serem santos voltados para esta questão são santos mais voltados para o vaticano. Mas acho que compreenderá melhor isso através da leitura do livro. Enfim, espero tê-lo ajudado. o/

      Excluir
  6. Fotos tenebrosas. <3 E a rezinha das fortes ali também saiu bem na fita, ainda bem, é bom porque nunca se sabe se dará tempo em uma emergência de abrir o livro e procurar as orações, então é bom que estando aqui é só tirar um print e nas horas mais precisas lembraremos "Poxa, ainda bem que a Kammy publicou a rezinha das fortes lá no Mundo Paralelo!" O.O

    Muito generoso de sua parte,
    Obrigada,
    Abraços. o/

    ResponderExcluir